Atrativos
Esportes
Treking/Caminhada
Temos a Trilha da Costeira de Zimbros, com aproximadamente 5 horas de duração. Nesta trilha passamos por praias desertas, lagoas, cachoeiras e muito mais. Outra ótima opção é a Trilha da Tainha, na Comunidade de Canto Grande, trilha leve que nos leva até a Praia da Tainha. Já na Praia de Bombas, temos a Trilha da Galheta, rica em Mata Atlântica e em belas paisagens, de onde se avista toda Praia de Bombas. A mais visitada de todas é a Trilha do Morro do Macaco, em canto Grande. A trilha panorâmica vai até o topo do Morro, com aproximadamente 220 metros de altitude, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a cidade.
Caiaque
Passeio de caiaque com todos os equipamentos de segurança, acompanhados por instrutor. Durante o percurso tem-se a oportunidade de fazer um mergulho nas águas límpidas da região.
Pescaria
Vários barcos fazem saídas para pescaria nos melhores pesqueiros da região.
Ciclismo
Há vários roteiros, inclusive passeios noturnos. O visitante poderá alugar bicicleta ou se divertir com a sua pelas ruas da região.
Surf
As escolinhas de Surf são encontradas nas Praias de Bombas, Quatro Ilhas e Mariscal. Conta com instrutores para ensinar quem quiser se aventurar e aprender.
Stand Up
Traga o seu ou alugue na cidade. Um ótimo esporte e diversão para todas as idades e experiências.
Natação
Se você é nadador ou gosta do esporte não deixe de praticá-lo aqui em nossas praias. Nosso município recebe várias etapas do circuito de travessias realizado em praias diferentes.
Mergulho
Bombinhas por muito tempo foi considerada a capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de SC. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, Bombinhas é considerada um paraíso ecológico do atlântico sul. O município faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, criatório de várias espécies de aves migratórias, e uma das melhores áreas de mergulho do país. Com águas claras e transparentes é o local preferido dos mergulhadores amadores e profissionais. Para os amantes do mergulho, Bombinhas oferece diversas operadoras e escolas de mergulho com certificado internacional.
Mirantes
Mirante de Bombas
Ao chegar ao município de Bombinhas, logo após a sede da Polícia Militar, no lado esquerdo da SC 412, está o Mirante, de onde é possível apreciar a vista do mar da Praia de Bombas.
Outro ponto para apreciar a vista da Praia de Bombas é um mirante natural, na unidade de conservação chamada Parque Municipal da Galheta. No ponto mais alto da trilha em meio à mata, é possível visualizar toda a extensão da Praia de Bombas. Entretanto, para percorrer a trilha e chegar até lá é necessário o acompanhamento de um guia local.
Morro do macaco
Uma unidade de conservação municipal, abrangendo uma área de influência costeira do bairro Canto Grande até a Ilha do Macuco, servindo de referencial atrativo para a prática de eco turismo, esportes radicais e vôos livres. Umas das trilhas mais frequentadas e bonitas da cidade. O por do sol lá de cima é incrível.
ECO 360º
Proporciona uma visão de 360 graus de toda a região de Bombinhas. As pessoas que o visitam podem curtir um dos mais belos cenários catarinenses podendo avistar também o lado norte da ilha de Florianópolis quando o clima permitir. Este mirante é particular e é cobrada entrada. O acesso é feito de carro pelas praias do Canto Grande e Conceição, tendo especial atenção em dias de chuva. Do mirante se pode admirar um dos mais belos nascer e pôr-do-sol do litoral.
.
Clique para ampliar as fotos
Praias
Praia de Mariscal
O nome seria devido à existência de um grande número do molusco, popularmente denominado de marisco, o qual era encontrado em abundância nos rochedos situados no canto esquerdo desta praia. Com água muito limpa e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas. A vegetação de restinga está preservada em boa parte da praia, aproximando o turista à natureza. Com 4 quilômetros de extensão, é ideal para banhos e caminhadas.
Praia da Sepultura
Em 1840, o Major José da Silva Mafra mandou erguer duas taipas para cercar uma criação de porcos, ocasião em que houve um sério desentendimento entre dois escravos, resultando na morte de um deles, que foi enterrado ali mesmo. Desde então passaram a chamá-la de Praia da Sepultura. Com aproximadamente 100 metros a Praia da Sepultura se destaca pela sua beleza, um dos cartões postais de Bombinhas. Possui águas claras e límpidas e areia fina rodeada pelo verde. Indicada para o mergulho com snorkel.
Praia da Lagoinha
Praia tranquila para banho e mergulho em apenas 70 metros de comprimento. Sendo uma piscina natural é ideal para banhos e mergulhos. O acesso se dá pelo trapiche ou pela Rua do Retiro descendo a praia pelo Restaurante Recanto em Bombinhas.
Praia de Canto Grande
Sendo a mais extensa do município é banhada por duas enseadas que são chamadas de Mar de Dentro com 1 km de mar calmo e tranquilo e Mar de Fora (ou Praia de Mariscal) com 3 km de mar aberto e boas ondas para o surfe. Suas águas nos meses de julho e agosto servem de refúgio às baleias da espécie Franca vindas da Antártida. Petiscos, peixes e frutos do mar são servidos nos restaurantes e barzinhos à beira mar enquanto o visitante aprecia a bela paisagem.
Praia de Zimbros
Nome dado pelos primeiros açorianos que exploraram a região e que encontraram esta planta da família das Pináceas, um arbusto que apresenta frutos aromáticos e medicinais. Com águas calmas e claras Zimbros é perfeita para a prática de esportes náuticos. Beleza natural e preços acessíveis fazem desta praia um atrativo para os turistas que vêm de longe para curtir a paz da natureza.
Praia de Bombas
O nome foi dado devido ao som produzido pelo bater de suas ondas, lembrando o estouro de uma bomba maior. Com 2 quilômetros de extensão, é frequentada principalmente por famílias e crianças devido ao mar calmo, limpo e propício para o banho e para a prática de esportes náuticos. Possui diversos restaurantes e bares de frente para o mar e uma completa infra-estrutura para turistas.
Praia da Tainha
Esta praia é um ótimo local para a pesca da tainha e um refúgio em meio a Mata Atlântica. Tem cerca de 200 metros de extensão e o acesso é feito por uma estrada de terra, a partir da Praia da Conceição, o que torna o acesso muito difícil em dias de chuva.
Praia da Galheta
Pouco frequentada e pouco conhecida, provavelmente em função do difícil acesso. A praia é deserta e não possui nenhuma infra-estrutura. É sem dúvida uma das praias mais agrestes da região. Formada de areia, pedras e conchas. Para se chegar lá é necessário ir até o canto esquerdo da praia de Bombas e pegar uma trilha com pouco mais de 1 km. Praia para quem procura curtir a natureza.
Praia do Ribeiro
Localizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas, a praia é praticamente deserta. Com uma extensão de aproximadamente 200 metros é indicada para quem procura tranquilidade para seus banhos de mar e sol, sendo também possível praticar mergulho com snorkel. Para chegar até a praia é necessário caminhar pelas trilhas do costão partindo de Bombas e Bombinhas ou por um acesso de terra a partir da avenida principal.
Retiro dos Padres
Possui águas limpas e pequenas ondas. Foi por causa de uma casa de retiro fundada pela Igreja Católica na década de 60, que a praia passou a ser chamada de Retiro dos Padres. Com mais de 2 quilômetros de extensão, é quase que um recanto particular dos hóspedes do camping e de poucas residências. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, é um local muito procurado para pesca nos costões.
Praia de Bombinhas
É a principal e a mais movimentada praia do município O nome seria porque ao caminhar sobre a areia da praia o som produzido parecia o de pequenas bombinhas estalando. Possui boa infra-estrutura com bares, restaurantes, operadoras de mergulho, lojas especializadas e hospedagem. Com areia muito branca e fina e um mar de águas calmas, claras e cristalinas garante um banho de tranquilidade a todos os visitantes.
Praia de Quatro Ilhas
O Nome se dá por avistar-se da praia as quatro ilhas oceânicas (Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco). Cercada de belezas naturais, aos lados e atrás, há morros com Mata Atlântica e um dos mares mais límpidos que se pode encontrar no Estado. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. É ideal para a prática do surf e super badalada durante a temporada de verão.
Outras praias
O município possui outras praias que ainda são agrestes e de difícil acesso e sem estrutura. Talvez com a ajuda e acompanhamento de um guia se possa visitá-las.
Trilhas
Trilha da Galheta
Esta trilha se caracteriza como circular por permitir o retorno ao ponto de partida, sem repetir o percurso. Vegetação de mata atlântica secundária nos estágios médio e avançado.
Grau de dificuldade: semi-pesada a regular (acima de 4.500m). Requer melhor condicionamento físico do praticante.
Percurso: 3 a 5 horas (3.676m - ida e volta)Pontos da Trilha - Enseada da Galheta e Praia do Caeté.
Aspectos Culturais: Próximo do início da trilha há uma gruta de pedra chamada 'Oratório', que segundo os antigos havia ali tesouro de piratas. Contam os nativos que enxergavam luzes saindo do local, acreditando que as almas destes piratas permaneciam lá guardando o tesouro.
Fonte: http://www.turismobombinhas.com.br/trilhas.html
Trilha do Morro do Macaco
Caracteriza-se como uma trilha linear, apesar do caminho ser relativamente simples e comum. Seu percurso apresenta vista aérea de várias praias, concisão como a de um mirante natural. O retorno é o mesmo do caminho de ida. Vegetação de mata atlântica secundária nos estágios médio e avançado.
Acesso: O início da trilha fica no final da praia de canto grande, próximo ao trapiche. Há placas sinalizando a entrada para a trilha.Grau de dificuldade: semi-pesada. É necessário apenas ter boa saúde.Percurso - aproximadamente 2 horas (1.632m - ida e volta)Pontos da Trilha: Vista panorâmica das ilhas e da Baia de Canto Grande w Mariscal (360°)Aspectos Culturais: os mais antigos chamavam o local de 'morro dos macacos' por existir macacos no local. Outra versão da origem do nome, é que os nativos utilizavam o local para o plantio de mandioca e cana-de-açúcar. Para isto, praticavam queimadas periódicas, o que dava ao morro um aspecto do próprio macaco, pelas cores amarronzadas da vegetação queimada.
Fonte: http://www.turismobombinhas.com.br/trilhas.html
Trilha da Tainha
Caracteriza-se como uma trilha linear, apesar de seu caminho ser relativamente simples e comum. Seu percurso apresenta praias e o caminho de retorno é o mesmo da ida. A Praia da Tainha foi o primeiro local a ser ocupado pelos moradores do Canto Grande e a trilha servia como acesso. Sua vegetação é formada por mata atlântica primária, mata atlântica secundária nos estágios inicial, médio e avançado.
Acesso: O início da trilha fica no final da praia de canto grande, próximo ao trapiche. Há placas sinalizando a entrada para a trilha.
Grau de dificuldade: Fácil. Necessário apenas ter boa saúde.Percurso: 3 a 5 horas aproximadamente (5.178,34m - ida e volta)Pontos da Trilha: Porto da Vó. Praia da Aguada e Pedra da Vaca.Aspectos Culturais: Existência de um abrigo de pedra onde eram feitos os barcos de madeira utilizados na época, algumas esculpidas em um único tronco de madeira nobre da região, o guapuruvu (Schilozobium parahy ba). Alguns antigos ainda contam histórias de fantasmas e vozes provenientes dos barulhos e sons diferentes vindos dos bambuzais.Fonte: http://www.turismobombinhas.com.br/trilhas.html
Trilha da Costeira de Zimbros
Caracteriza-se como uma trilha linear, ou circular (por mar ou terra) de caminhos simples e comum. Apresenta várias praias durante o percurso, e se a opção for realizá-la apenas no município de Bombinhas, o caminho de retorno é o mesmo da ida, porém seu traçado pode permear o território de Porto Belo. Assim, sua função quanto à classificação passa a se enquadrar como "wilderness trails" (trilha cênica). Uma outra opção que a trilha oferece é a volta pelo mar (passeios de barco oferecidos por pescadores da última praia do município (Ponta Grande). A trilha ainda possui cachoeiras e locais paradisíacos. A vegetação é bastante diversificada, com a presença de ecossistemas associados à mata atlântica, como restingas e manguezais.
Acesso: O acesso a trilha fica no final da praia de Zimbros. Há placas sinalizando a entrada da trilha.
Grau de Dificuldade: Moderado. Requer preparo físico para longas caminhadas e locais com alta declividade.
Percurso: 4 a 7 horas aproximadamente. (11.835,54m - ida e volta).
Pontos da Trilha: Praia do Cardoso, Praia da Lagoa, Praia Triste, Praia Vermelha, Praia da Ponta Grande e a Praia da Ponta de Santa Luzia (município de Porto Belo).Aspectos Culturais: Na Praia da Lagoa, seguindo o curso d'agua, podem ser encontradas ruínas de construções antigas, com paredes feitas de pedras e óleo de baleia. Em uma delas pode ser vista um buraco no centro, e suas origens ainda estão sendo estudadas. Nas mediações da Praia Triste, ainda há a presença de sambaquis e oficinas (panelas e bugre). Segundo contadores de histórias, o local ficou conhecido como Praia Triste por ser onde os navios negreiros separavam as famílias de escravos.
Fonte: http://www.turismobombinhas.com.br/trilhas.html
Trilha da Santinha
Caracteriza-se como uma trilha linear, com um caminho de percurso fácil, onde existe um local de entrada e outro de saída. É uma Zona de Preservação Permanente (ZPP), com vegetação de mata atlântica primária, em estágio avançado. O local é um fragmento de um dos mais importantes corredores ecológicos do Sul do Brasil.Grau de Dificuldade: Fácil. É necessário apenas ter boa saúde.Percurso: 1 hora (800 m aproximadamente - ida)Pontos da Trilha: Capelinha de Nossa Senhora das Brotas na entrada do percurso. No ponto mais alto da trilha, vista para as praias de Mariscal (mar de fora) e Canto Grande (mar de dentro).Aspectos Culturais: Na entrada, pode se ver a Gruta em devoção à Nossa Senhora das Brotas, protetora das nascentes, e também os vestígios de ocupação remota com a presença de taipas.
Fonte: http://www.turismobombinhas.com.br/trilhas.html
Trilha da Sepultura
Uma trilha bem fácil e rápida, mas divertida de se fazer, é a que passa por trás da praia da Sepultura e leva até uma ponta em que é possível ver Bombinhas de frente.Para chegar lá, siga a avenida principal de Bombinhas até chegar numa divisa. Siga para a esquerda (é preciso atravessar um portão). Para a direita fica a praia do Retiro dos Padres, conhecido ponto de camping. Não há trilhas nesta praia, mas é uma opção para conhecer um novo local.Siga reto e você chegará a um campo aberto, gramado. Para pegar a trilha, é preciso atravessar uma porteira, que serve para manter os bois e vacas presos. Não se preocupe, a entrada é livre.
Fonte: http://trilhasbombinhas.blogspot.com.br/2010/08/sepultura.html
Passeio de Barco
Porto dos Piratas
Pioneira no turismo náutico na região da Costa Esmeralda, formada pelos municípios de Porto Belo, Itapema, Bombinhas, e Gov. Celso Ramos, a empresa iniciou suas operações em 1990, no quais sempre ofereceu os melhores serviços com a maior segurança.
O Porto dos Piratas está situado à beira-mar, em frente à Igreja Matriz de Porto Belo, bem na entrada da cidade. No loca, além de um amplo estacionamento e da loja de venda de passagens e de souvenires, possuí trapiche em concreto e de uso exclusivo das escunas da empresa, permitindo que o embarque seja realizado com toda a segurança e conforto.
O Portos dos Piratas é uma ótima opção de passeio em Escuna com muita diversão e piratas a bordo. Capacidade para 150 passageiros, togobã na parada para banho de mar (Apenas escunas Soberano e Corsário Negro), ducha refrescante no convés, máscaras de mergulho (quantidade limitada), serviço de bar a bordo, toldos com muita sombra, toalete e rádio-telefone, buffet de frutas tropicais, coquetel de frutas. O passeio oferece diversas opções de percurso, passando pela praia do caixa d’aço, orla de bombas e bombinhas e as belíssimas praias de lagoinha e sepultura.
Passeios de Escuna
Conheça Bombinhas e região também pelo mar. Os passeios de escuna não sempre uma boa opção para curtir e relaxar com a família. Existem diversificados roteiros para conhecer e explorar o litoral Bombinense. As escunas dispõem de banheiros a bordo e coquetel de frutas para desfrutar ainda mais! Durante a temporada de verão há saídas diárias.
Passeios de barco
Para quem deseja fazer um passeio de barco com os familiares e amigos, há pescadores que prestam este serviço em alta temporada. No trapiche do Canto Grande se pode realizar este tipo de passeio.
Pescaria
Para aqueles que curtem uma pescaria, na região há vários locais que trabalham com este tipo de roteiro. Com saídas diárias (sob reservar) os visitantes poderão desfrutar da experiência de pescar no litoral Bombinense.
Pôr do Sol em Zimbros
A praia de Zimbros está localizada há 500 metros de distância da praia de Mariscal no lado oeste. Estamos numa península onde 500 metros separam o mar de Mariscal, lado leste, da praia de Zimbros. Uma pequena caminhada para apreciar um por do sol incrível. Nos finais de tarde com poucas nuvens o espetáculo da natureza é garantido. Vale a pena.
Beto Carrero
Considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina, Beto Carrero World fica a apenas 60 quilômetros de Bombinhas e é programa imperdível para quem viaja com crianças. Além de brinquedos para visitantes de todas as idades, oferece ainda zoológico e shows circenses com mágicos, palhaços, domadores e animais adestrados nos diversos palcos espalhados pelos 15 quilômetros quadrados de área construída. O parque fica no município de Penha.
Parque Unipraias
Desde a sua inauguração, em 1999, o Parque Unipraias segue a tendência do turismo mundial, de reunir várias modalidades de lazer em um só local. O símbolo do Parque Unipraias são os 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras. Mais de 40 cabines fechadas, para 6 pessoas, ligam as duas estações principais., com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto. Oferece mais que essa viagem nas alturas, reunindo atrativos para todos os gostos e idades, atendendo tanto o visitante que procura os cartões-postais para admirar como aquele ávido por aventura e adrenalina.Nessa estação, você também encontra quiosques, loja de souvenires, o auditório Ângelo Bogo, além de mirantes para apreciar a linda vista do Oceano.São 500m de passarelas em meio à mata, sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa. Ao longo do caminho, dois mirantes recarregam as energias com o visual estonteante. O primeiro tem como foco toda orla da belíssima praia Central de Balneário Camboriú. Já o segundo, o Oceano Atlântico e a praia de Laranjeiras. Mais duas paradas são obrigatórias: a Casa do Chocolate – famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas datas comemorativas – e o Oratório, que guarda a estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada, abençoada em 1999, durante missa solene na Basílica de Santo Antônio de Padova (Itália).Parque de aventuras: Adrenalina em meio à Natureza, o parque de aventuras Unipraias, localizado no alto do morro da Aguada em meio a mata atlântica oferece o circuito de Arvorismo, com tirolesas, ponte fixa trava solta e o moderno trenó Youhooo! Com 710 metros de descidas e curvas em meio ao visual da mata atlântica e da praia Central. Totalmente seguro, o trenó pode chegar a 60 Km/h dependendo da sensação procurada pelo usuário.
Passeios Religiosos
Turismo Religioso
Em Santa Catarina, a fé também movimenta o turismo. Nova Trento, cidade de Madre Paulina (a primeira santa brasileira), é o segundo destino religioso mais visitado do país. Em Brusque, no Vale dos Milagres, o Santuário de Azambuja reúne o maior acervo brasileiro de arte sacra popular. No estado inteiro, há 22 santuários e uma centena de destinos de peregrinação religiosa. As atrações vão de igrejas centenárias a grutas católicas, mesquitas e templos de diversas religiões, além de romarias, peregrinações, procissões marítimas e celebrações de fé que animam os fiéis catarinenses e de todas as partes do Brasil e do mundo.Fonte: http://turismo.sc.gov.br/o-que-fazer/turismo-religioso/